domingo, 8 de agosto de 2021

Teoria geral da Administracao

 

1.      Introdução

O presente trabalho tem como tema Introdução à Teoria Geral da Administração. Pois as teorias abordadas na disciplina Teoria Geral da Administração (TGA) tratam sobre as diversas formas em que a administração foi sendo implementada nas organizações. Tal estudo possibilita ao discente uma visão da administração e do trabalho do gestor, envolvendo-o com temas de relacionamento humano nas organizações, estruturas organizacionais, comportamentos, visão sistémica, contingencial, dentre outros. Não é raro deparar-se com outros estudantes questionando sobre a necessidade do estudo de TGA como disciplina do curso de contabilidade, alegando que a disciplina possui muito material teórico para estudar. Pois neste trabalho irei apresentar a necessidade de estudo dessa disciplina falando do conceito, a importância e antecedentes.

 

1.1. Objectivos

1.1.1.      Objectivo geral

·         Compreender Teoria Geral da Administração.

 

1.1.2.      Objectivos específicos

·         Definir a Teoria Geral da Administração;

·         Descrever o papel da Teoria Geral da Administração;

·         Apresentar antecedentes e influenciadores do pensamento administrativos;

·         Explicar o porque estudar a Teoria Geral da Administração.

 

1.2. Metodologia

O presente trabalho foi feito com base nas fontes bibliográficas onde alguns dos manuais foram encontrados através de pesquisas realizadas na internet como forma de sustentar o tema com mais conteúdo de interesse.

 

 

 

 

2.      Teoria Geral da Administração

Quando se fala de teorias vem logo em mente a palavra “estudos”. Segundo Garcia e Bronzo (2000), as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em que foram fundamentadas.

Segundo Chiavenato (2003), houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados e desorganizados, portanto, havia a necessidade de aumento da eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos.

Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípiosproposições e técnicas em permanente elaboração. Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objectivo precípuo de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.

2.1. O papel da Teoria Geral da Administração

As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho, de modo a analisar o comportamento do homem, os factores que interferem nesse comportamento e os resultados desse trabalho. Hoje em dia, a TGA estuda a Administração das empresas e demais tipos de organizações do ponto de vista da interacção e interdependência entre as seis variáveis principais, cada qual objecto específico de estudo por parte de uma ou mais correntes da teoria administrativa.

As seis variáveis básicas, tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade, constituem os principais componentes no estudo da Administração das empresas. O comportamento desses componentes é sistémico e complexo: cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes. Modificações em um provocam modificações em maior ou menor grau nos demais. O comportamento do conjunto desses componentes e, diferente da soma dos comportamentos de cada componente considerado isoladamente.

Na realidade, a adequação entre essas seis variáveis constitui o principal desafio da administração. No nível de uma subunidade especializada (por exemplo, um departamento, uma divisão, uma seção), algumas dessas variáveis podem assumir papel preponderante.

2.2. Antecedentes e influenciadores do pensamento administrativo

As Teorias da Administração podem ser agrupadas segundo suas ênfases (nas tarefas, na estrutura, nas pessoas, no ambiente e na tecnologia). É importante destacar que as teorias não são contrárias umas às outras, mas antes, se complementam. Pode haver uma crítica aos conceitos defendidos por uma teoria anterior. No entanto, essa crítica vai gerar o desenvolvimento de proposições mais complexas, mas que ainda integram muito o defendido anteriormente, porém de forma mais aperfeiçoada.

A Escola da Administração Científica foi iniciada por volta de 1900 pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna Teoria da Administração. Taylor teve inúmeros seguidores (como Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros) e provocou verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da sua época. Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar o nível de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

O principal objectivo da administração deve ser o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado. O princípio de máxima prosperidade para o patrão acompanhada da máxima prosperidade para o empregado deve ser o fim principal da Administração, sendo desnecessário demonstrá-lo. Assim, deve haver uma identidade de interesses entre empregados e empregadores.

Podemos citar como principais teorias administrativas:

·         Administração Científica (Taylorismo): com ênfase nas tarefas, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no empregado. Apesar de apresentar como vantagens a produtividade e a eficiência, não levava em consideração as necessidades sociais dos funcionários.

·         Teoria Burocrática (Weber): com ênfase na estrutura, tinha como objectivo a racionalidade organizacional e a organização formal (baseada em regras e normas). Focava na organização inteira. Apresentava muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.

·         Teoria Clássica (Fayol): também apresentava ênfase na estrutura. No entanto, o foco estava no gerente (visão de cima para baixo). Defendia o planejamento como uma das funções principais do administrador, o qual teve a profissionalização de seu papel como gerente.

·         Teoria das Relações Humanas: como o próprio nome já indica, sua ênfase estava nas pessoas. Iniciada a partir da experiência de Hawthorne (análise das relações da produtividade com a iluminação da fábrica de equipamentos electrónicos de Hawthorne), defendia um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo.

·         Teoria Estruturalista: apresenta ênfase tanto na estrutura como no ambiente. Sendo assim, ela tem uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.

·         Teoria Neoclássica: ênfase na estrutura. Sustenta-se na prática da Administração, na reafirmação dos princípios da Teoria Clássica e gerais da Administração, porém de forma redimensionada.

·         Teoria Comportamental: ênfase nas pessoas. Apresenta um enfoque behavorista. Apesar dela ser decorrente da Teoria das Relações Humanas, ela oferece uma visão do comportamento inserido no contexto organizacional.

·         Teoria Contingencial: ênfase no ambiente e na tecnologia. Defende tanto que não há uma melhor maneira de organizar, como também que uma forma de organizar pode não ser eficaz da mesma forma em todas as situações.

 

2.3. Porque estudar a Teoria Geral da Administração

As teorias podem ser apresentadas de acordo com sua ordem cronológica e acrescentando exemplos práticos para que as mesmas sejam transmitidas da melhor forma e para que os alunos absorvam o máximo possível de conhecimento. Administrar é aplicar o conhecimento à acção, desse modo se faz necessário um bom embasamento teórico para aplicar esse conhecimento à prática.

Com isso, o estudo de TGA para os discentes é de suma importância, pois nele há informações que podem ser de grande proveito para orientações sobre como actuar nas organizações, ou seja, algo que o contador deve dominar para obter sucesso profissional. O estudante deve levar em conta que determinado estilo de gestão pode fazer sucesso em uma organização, mas o mesmo pode não acontecer em outra, portanto a visão contingencial é fundamental.

 

3.      Conclusão

Com a realização foi possível chegar a conclusão de que a teoria geral da administração aborda como os gerentes e supervisores se relacionam com suas organizações no conhecimento de seus objectivos, a implementação de meios eficazes para atingir as metas atingidas e como motivar os colaboradores a executar o mais alto padrão. É uma colecção de ideias que estabelece regras gerais sobre como gerenciar uma empresa ou organização. A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.      Referências bibliográficas

·         Cervantes, Caravantes, R; Panno, Cláudia C., Kloeckner, Mônica C. (2005). Administração: teoria e processos. São Paulo: Prentice Hall Brasil.

·         Chiavenato, Idalberto (2003). Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier.

·         Garcia, Fernando Coutinho; Bronzo, Marcelo. As bases epistemológicas do pensamento administrativo convencional e a crítica à teoria das organizações.

·         Lacombe, Francisco José; Heilborn, Gilberto Luiz José (2003). Administração - Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva.

·         Maximiano, António César Amauri (2007). Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. São Paulo: Atlas.

·         Moraes, Anna Maris Pereira (2004). Introdução à Administração. São Paulo: Prentice Hall.

·         Motta, Fernando Carlos Prestes; Isabella Gouveia de Vasconcelos (2015). Teoria Geral da Administração. 3ª Ed. Ver. – São Paulo: Cengage Learning.

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