domingo, 8 de agosto de 2021

Custos Financeiros

 

Índice

1. Introdução. 3

1.1. Objectivos. 3

1.1.1. Objectivo geral 3

1.1.2. Objectivos específicos. 3

1.2. Metodologia. 3

2. Custos financeiros. 4

2.1. Classificação de custos. 5

2.1.1. De acordo com a possibilidade de identificação ou não dos custos às unidades produzidas  6

2.1.2. De acordo com a variação dos custos com relação ao nível de actividades. 6

2.2. Custos que representam desembolso e custos que são imputados. 7

2.3. Estrutura de custos. 7

3. Conclusão. 10

4. Referências bibliográficas. 11

 

1.      Introdução

O presente trabalho visa abordar sobre custos financeiros, pois estes são conceituados como sendo os gastos que uma empresa tem e que estão directamente relacionados ao processo de produzir bens e serviços para serem vendidos no mercado.  É através dos custos que uma empresa consegue os insumos e mão de obra necessários para realizar suas actividades produtivas. Uma montadora, por exemplo, precisa gerar custos para conseguir as máquinas, peças e os trabalhadores necessários para montar os carros. Já para vendê-los ela irá gerar custos com logística, como os gastos com marketing, transporte, pátios para guardar os carros, entre outras coisas mais. Estes custos podem ser divididos em várias categorias: custos directos, custos indirectos, custos fixos, custos variáveis, custos financeiros, entre outros. Como mencionado anteriormente o trabalho será desenvolvido falando dos custos financeiros desde o seu conceito, descrição e tipos.

 

1.1. Objectivos

1.1.1.      Objectivo geral

·         Compreender os custos financeiros.

 

1.1.2.      Objectivos específicos

·         Conceituar os custos;

·         Classificar os custos

·         Explicar os custos que representam desembolso e custos que são imputados;

·         Descrever a estrutura de custos.

 

1.2. Metodologia

Para fazer face a realização do trabalho foi necessário a consulta de fontes de modo a adquirir informações que versam sobre o conteúdo em estudo. As tais fontes incluem manuais físicos que se referem a livros e trabalhos realizados anteriormente e manuais electrónicos adquiridos por via da internet e os seus respectivos indicadores estão presentes na última página do trabalho, onde estão pontuados como referências.

 

2.      Custos financeiros

Custo é a expressão monetária do consumo ou desgaste de factores necessários à produção de um bem ou serviço. Todo processo de produção de um bem supõe consumo ou desgaste de uma série de factores produtivos. O conceito de custo está ligado ao sacrifício incorrido para produzir esse bem. Então, o custo pode ser definido como sendo qualquer recurso sacrificado ou decidido para atingir um objecto específico. Para orientar as suas decisões, os gestores necessitam de dados sobre determinada actividade.

Querem o custo de qualquer actividade ou produto ou centro de responsabilidades para o qual se deseja uma medida separada de custos que constitui o objecto dos custos. A adopção de controles internos em empresas fabris há muito tem sido um procedimento administrativo imprescindível para monitorar o desempenho das diversas áreas e respectivos sectores/departamentos. Inicialmente, os controles internos eram utilizados para proteger os activos das organizações, ao longo dos anos, foram aprimorados e passaram a servir prioritariamente como fonte de informações úteis à tomada de decisões gerenciais.

Essa evolução também aconteceu no âmbito dos controles internos relacionados com os itens estocados, uma vez que o foco inicial na mensuração da quantidade física existente foi expandido para responder a questões ligadas à adequação dos valores monetários de insumos ou produtos prontos armazenados e aos respectivos prazos de estocagem, entre outros aspectos relevantes (WERNKE; VARGAS, 2014).

Com a rentabilidade da empresa tornando-se cada vez mais apertada, mudanças se fazem necessárias para que as organizações se adaptem às rápidas transformações do ambiente externo. É importante ter informações de custos adequadas para apoiar decisões de planejamento, e assim não se cometam decisões erradas.

Kaplan e Cooper (1998) esclarecem que: As mudanças nos negócios ocorridas desde meados da década de 70, desencadeadas pela competição global e pelas inovações tecnológicas, provocaram inovações impressionantes quanto à utilização de informações financeiras e não financeiras pelas empresas. O novo ambiente demanda informações mais relevantes relacionadas a custos e desempenho das actividades, processos, produtos, serviços e clientes. No passado, muitas empresas tentaram suprir as suas necessidades de informações para a tomada de decisões com um único sistema de custeio.

Mas como a variedade de produtos e processos era limitada, sem contar que a excelência nos processos de manufactura não era essencial ao sucesso, talvez um único sistema de custeio bastasse. Portanto, não existe um único custo para um produto ou serviço que possa ser utilizado para diversas finalidades. Cada objectivo exige um custo diferente. Para calcular um determinado custo, é preciso saber qual será a sua finalidade, ou seja, a qual objectivo irá atender. Qualquer empresa para dar início, e desenvolver as suas actividades, sejam elas industriais, comerciais ou na área de serviços, deve, necessariamente alocar uma certa quantidade de recursos, expressos em valores monetários.

Assim, adquirirá máquinas, equipamentos, móveis e demais utensílios que serão instalados em um determinado local (próprio ou alugado); contratará empregados; comprará matéria-prima, materiais secundários, materiais de escritório; contratará vendedores, investirá em propaganda, etc. Quando estiver em funcionamento, deverá pagar os seus fornecedores e os seus empregados; incorrerá em despesas tributárias e, enfim, realizará uma série de outros gastos necessários para a fabricação e venda de seus produtos e/ou serviços.

A identificação de onde os recursos serão colocados, bem como o montante adequado a ser aplicado, depende das actividades da empresa, dos produtos e/ou serviços fabricados e vendidos, dos mercados onde a empresa actua e de outros aspectos por ela considerados e analisados quando do estabelecimento de sua estratégia global de actuação, tanto a nível de sua estrutura quanto ao nível de seu funcionamento.

Na medida em que os recursos vão sendo utilizados, transformam-se e são consumidos nos produtos fabricados e vendidos pela empresa. Dessa forma, a empresa incorre em uma série de gastos para a fabricação e venda de seus produtos, gastos estes que podem ser chamados, na acepção mais ampla do termo, de custos.  Custos são, portanto, os recursos utilizados e consumidos pela empresa para a fabricação e venda de seus produtos e serviços.

2.1. Classificação de custos

Os recursos utilizados pela Empresa para a fabricação e venda de seus produtos podem ser analisados, identificados e classificados de várias formas. Assim, podemos agrupar os custos ocorridos ou a ocorrer na Empresa, utilizando diversos critérios.

 

2.1.1.      De acordo com a possibilidade de identificação ou não dos custos às unidades produzidas

a)      Custos Directos

São todos os custos que podem ser directamente associados às unidades produzidas (ou vendidas). Tais são, por exemplo, os custos com matéria prima, com mão de obra directa, com materiais de embalagem, com comissões, com despesas tributárias (ICM, IPI).

b)      Custos Indirectos

São todos os custos que não podem ser directamente associados às unidades produzidas (ou vendidas). Tais são, por exemplo, as despesas administrativas, os demais custos de fabricação (mão-de- obra indirecta de produção, energia eléctrica, materiais secundários), as despesas financeiras.

 

2.1.2.      De acordo com a variação dos custos com relação ao nível de actividades

a)      Custos Variáveis

São todos os custos que aumentam ou diminuem de acordo com as alterações no volume de produção ou venda de uma empresa, numa determinada unidade de tempo. Assim, os custos com matéria- prima, materiais secundários, energia eléctrica, salários com mão de obra directa, despesas tributárias, comissões, despesas financeiras com capital de giro, aumentam ou diminuem de acordo com as unidades produzidas, mês a mês.

b)     Custos Fixos

São todos os custos que permanecem inalterados, apesar das variações no volume de produção de uma empresa. É o caso das despesas administrativas, aluguel, depreciação, taxas, seguros, ordenados com mão de obra indirecta.

2.1.3.      De acordo com a origem funcional dos custos

a)      Custos de fabricação;

b)      Despesas administrativas;

c)      Despesas comerciais;

d)      Despesas financeiras.

e)      Despesas tributárias.

A estes grupos de custos e despesas funcionais podem ser agregados outros grupos, dependendo das características e forma de actuação da empresa com os seus clientes. Assim, por exemplo, podem ser identificadas despesas de distribuição, despesas com transporte, despesas com montagem externa, despesas com projectos, etc.

2.2. Custos que representam desembolso e custos que são imputados

a)      Custos que representam desembolso ou saída de valores monetários. Por exemplo, pagamento de salários, materiais, aluguel, impostos, etc.

 

b)      Custos que não representam saída de valores monetários, mas são calculados e agregados ao custo total dos produtos. É o caso de: depreciação, juros sobre o capital imobilizado, custo do capital de giro próprio.

O quadro a seguir exemplifica uma classificação de custos e despesas, baseada nos vários critérios apresentados. É evidente que alguns dos itens de custos e despesas tem características diferentes de empresa para empresa. Assim, por exemplo, energia eléctrica em alguns casos pode ser um custo fixo.

2.3. Estrutura de custos

A partir da classificação vista no item anterior é possível identificar a estrutura de custos e despesas de uma empresa. Complementando-a com a estrutura de receitas (composto de vendas) e a análise do resultado do período, obtém-se uma série de informações e dados a serem utilizados com diversos objectivos, como por exemplo, controle de custos, sistema de custeio a ser adoptado, etc.

A discussão desses temas deve ter como ponto de partida e pano de fundo, a preocupação com a taxa de retorno da empresa, objectivo básico da empresa capitalista, já que tanto a margem de lucro quanto a rotação do capital produtivo estão directamente ligados à estrutura de custos e receitas do empreendimento. Neste sentido, e tendo presente as diferentes classificações de custos, anteriormente discutidas, deve-se entender a estrutura de custos e despesas, como um instrumento para decisão e controle de custos.

Formalmente a estrutura de Custos e Despesas mostra a participação de cada elemento de Custo e Despesa (aqui chamada indiscriminadamente de Custo) no total de custos da empresa, num dado período, ou a sua proporção em relação ao Facturamento do mesmo período. Verifica-se, desse modo, quanto se "gastou" para fabricar o produto da empresa, desde a compra das matérias- primas até sua entrega aos clientes. Contém, portanto, os Custos de Fabricação, Administrativos, Comerciais, Financeiros, Tributários, etc.

Evidentemente, esta estrutura será específica para cada empresa, reflectindo sua estrutura administrativa, a tecnologia empregada na produção, o número de empregados que possui, a estrutura comercial e a política de vendas que pratica, etc.

Percebe-se, desde logo, a existência de diferentes estruturas de custos dentro de empresas até do mesmo ramo e porte, reflectindo diferentes usos dos recursos disponíveis em cada uma delas, além de formas diferentes de administrar os recursos existentes.

Objectivamente, de uma Estrutura de Custos pode-se obter:

1.      A participação dos diferentes tipos de Custos e Despesas na produção dos bens fabricados pela empresa.

2.      Os principais itens de Custo a serem acompanhados e controlados periodicamente.

3.      Informações acerca do método ou métodos mais adequados de apropriação dos Custos aos produtos elaborados pela empresa.

A própria estrutura de Custos e Despesas reflecte uma certa Estrutura de Receitas (ou composto de Vendas) do empreendimento, ou seja, o fato da empresa vender (por opção própria ou obrigada pelo mercado) determinada quantidade de certos itens de sua(s) linha(s) a determinados preços, interfere directamente na sua estrutura de custos, na medida em que obriga a um gasto determinado com matéria-prima, operários, supervisores, energia eléctrica, máquinas, embalagens, vendedores, etc.

A Estrutura de Receitas indica quais produtos, em que quantidade e a que preço estão contribuindo para o facturamento total da empresa no período analisado.

Assim, evidentemente, a estreita relação existente entre a Estrutura de Custos e a Estrutura de Receitas apresenta uma indicação clara de como se formou o Resultado da empresa no período, indicação este de extrema importância tanto para o controle (que itens foram produzidos e quanto custaram), quanto para decisões frente ao mercado da empresa (quanto produzir e quais itens para um melhor resultado).

A partir, então, da estrutura de Custos e Despesas, da estrutura administrativa existente, do porte da empresa e tendo também como objectivo o controle dos custos, pode ser definido o sistema de custeio a ser adoptado, sistema de custeio aqui entendido como um método para apropriação dos custos e despesas no(s) produto(s). Dos diversos métodos existentes destacam-se dois tipos básicos (Integral e Variável), já os demais (Estimado e Padrão) podem ser considerados instrumentos auxiliares de análise dos sistemas básicos.

 

3.      Conclusão

Com a realização do trabalho pude perceber que os custos financeiros são aqueles inerentes a todo o processo de estocagem e incluem todo o capital financeiro que foi investido na aquisição das mercadorias, além de outros custos, como juros e taxas financeiras que a empresa necessita arcar para poder ter o estoque. Dessa maneira, a empresa deve analisar cautelosamente os aspectos financeiros para poder tomar as decisões empresariais adequadas para o mantimento dos estoques em altos níveis, ou em baixos níveis, como reposição periódica, ou continua, entre outros aspectos, pois sempre estarão consumindo recursos que são importantes para todos os sectores empresariais e para o negócio como um todo.


4.      Referências bibliográficas

·         Assaf Neto, A.; Lima, F. G. (2009). Curso de administração financeira. São Paulo: Atlas.

·         Assef, R. (1999) Administração financeira: pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Campus.

·         Faria, A. C.; Costa, M. F. G. (2005). Gestão de custos logísticos. São Paulo: Atlas.

·         Heymann, H. G.; Bloom, R. (1990). Opportunity cost in finance and accounting. Westport: Quorum Books.

·         Martins, E.; Assaf Neto, A. (1993). Administração financeira. São Paulo: Atlas.

·         Viana, J. J. (2002). Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas.

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