quarta-feira, 12 de abril de 2017

Administracao e Gestao de Empresas



Índice










 


Introdução

O presente trabalho vem por este meio abordar conteúdos relacionados com a cadeira em curso (Introdução a administração), onde irei apresentar um resumo a partir da unidade I até unidade III. A preparação do estudante pressupõe, portanto, leituras prévias indicadas inicialmente nas aulas que lhe facilitem o conhecimento dos Autores.
No fim deste resumo, vem a conclusão e a referência bibliográfica.



















Resumo

A unidadeI – fala dos princípios da administração, administração e gestão, administração e teorias de administração e das relações humanas. O mesmo capítulo aborda também teoria do sistema e teoria contingencial.
A unidade II – fala sobre a organização e conceito de organização.
A unidade III – relata as teorias e estilo de liderança.



















Unidade I: Princípios de Administração

Vem como conceito da administraçãocomo sendo uma (direção, tendência para) e mirister (subordinação ou obediência) e digna o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo.
A administração tem como as seguintes funções: planificar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou lucratividade (Fayol. 1999).
É a função do administrador garantir a produtividade e/ou lucros sejam altos, e também terá a função de fiscalizar a produção verificando cada etapa do processo.
Administração é também o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objectivos e utilização de recursos.
A administração é necessária e imprescindível nas organizações as três razões:
1a: Para alcançar os objectivos –o objectivo de maioria das organizações, tanto públicas como privadas, é fornecer bens/serviços ao público.
2 a: Para equilibrar os objectivos –para atingir os seus fins os administradores devem manter equilíbrio entre os objectivos as actividades dos participantes numa organização.
3a: Para conseguir eficiência e eficácia
·          Eficiência é a capacidade de um administrador de conseguir produtos mais elevados em elação aos insumos necessários para obter.
·          Eficácia é a capacidade de um administrador de conseguir resultados certos pela recolha adequada dos objectivos e meios pra os alcançar (Oliveira 2007).
Resumindo a administração tem a ver com a planificação, a concepção, a iniciativa de actividades. Ela é a formação, o controlo e acompanhamento de políticas numa organização (Management Study Guide, 2009).
O que é gestão e quais são as actividades de um gestor no seio de organização?
A gestão compreende a implementação de políticas, procedimentos, regras, regulamentos, conforme definidos pela administração (Management Study Guide, 2009).
O gestor é algum pertence à organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas a gestão. Assim, torna-se agora mais fácil encontrar as características que o identificam.
Segundo o conceito clássico desenvolvido porHenri Fayol (1949); o gestor é de defender pelas suas funções no seio da organização. Assim, o gestor é a pessoa a quem completa a interpretação dos objectivos propostos pela organização e actuar, através do planeamento, de organização, de liderança ou direção.
O gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os referidos objectivos organizacionais propostos, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de mercado (ou liderança) ou direção de controlo.
Ainda de acordo com o mesmo autor, o gestor desempenhadez papeis integrados  em três campos diferentes:
·         Relações interpessoais - dizem respeito à representação formal, ligação entre colegas e liderança dos subordinados.
·         Infomacial –integra os papéis do recetor, disseminador e transmissor da informação.
·         Decisional –o papel do decisor envolve o de compreendedor, que inicia a mudança, o de controlar de perturbação, solucionador de problemas, e responsável pela afetação de recursos e negociador.
Assim, a administraçãoé feita pela autoridade máxima e uma instituição ao definir o que deve ser feito, alocandorecursos humanos, materiais e financeiras para o efeito, enquanto a gestão conclusões para que o defendido pela administrada pela administração possa ser implantado.

Habilidades do administrador

A administração não é algo mecânica que depende de certos hábitos físicos que devem ser superados ou corrigidos e fim de se obter o comportamento coerente.
O conhecimento tecnológico da administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, das suas habilidades.
·         Habilidades – são conhecimentos especiais que resultam de entendimento, informação, prática e aptidão.
·         Habilidades técnicas -consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários a realização das suas tarefasespeciais.
·         Habilidades humanas – consistem na capacidade e no discernimentopara trabalhar com pessoas, compreender as suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
·         Habilidade conceptual – consiste na habilidade para compreender as complexidades de organização global e o ajustamento do comportamento de pessoa dentro de organização.

Teorias da administração

Surgimento de administração como ciência

Já pensou como terá surgido a administração?
A administração é o resultado da contribuição de inúmeros engenheiros, psicólogos, filósofos, sociólogos, economistas, matemáticos e estatísticos, etc., ou seja é o resultado da contribuição de várias áreas científicas.
- Certos filósofos, na altura, já faziam certas reflexões sobre administração, como por exemplo: <<…Sócrates (470 a.C.–399 a.C.) que na sua discussão com Nocomaquides, já expunha o seu ponto de vista sobre administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiencia (Chivaneto, 2003)>>.
A República, expunha o seu ponto de vista sobre a forma demográficado governo e de administração dos negócios públicos e enunciava o princípio da divisão do trabalho (Platão, 1949); e Aristóteles (384-322 a.C.) no seu livro. Política estudava-se a organização do estado e distinguir três formas de administração pública: monarquia, aristocracia e democracia moderada.
- Karl Max (1818-1883) e o sue parceiro FriedrichEngels (1820 – 1895) propunhou uma teoria de origem económica do estado na qual afirmavam que o surgimento do poder Politico do Estado na mais era do que a dominação económica do Estado.
1.      Igreja Católica Romana
A igreja católica romana é uma das mais eficientes organizações formais. A sua forma primitiva prevalece apoiada pela eficácia das suas técnicas organizacionais administrativas e pela força de atração dos seus objectivos.

Organização militar

As organizações militares deram algum contributo na criação de administração clássica.
A ciência da administração e a teoria geral de administração representa hoje, nas conquistas de uma longa história, no campo do conhecimento humano que despertou no início do século XX, no quadro da 2a Revolução Industrial.
Em1776, o pai da Economia Clássica, Adam Smith, já havia enfatizado a necessidade de racionalizar a produção, desenvolvendo os princípios da especialização e as vantagens da divisão do trabalho.
·         Dentro das teorias de administração, vamos aprofundar o estudo das seguintes teorias: teoria de administração científica (Frederik Taylor), teoria clássica da administração (Henri Fayol), teoria de burocracia (Max Weber), teoria das Relações Humanas e teoria contingencial.
Taylor estudou as organizações analisando relação entre os trabalhadores e o desempenho das tarefas com objectivo de definir o processo de trabalho e aumentando a especialização e divisão de tarefas a produtividade da organização torna-se mais eficiente (Hiavento, 2003; Hatch,1997; Taylor, 1991).

Limitações da administração científica

Primeiro, a sua teoria é vista como mecanicista, por isso chamada de teoria de máquina. Ele praticamente viu o homem como continuação da máquina.
O outro especto durante criticado em Taylor é a visão economista que tem do homem ele vem o Homem como Homo ecomicus, quando afirma que o homem é exclusivamente influenciado por recompensas salariais, materiais, económicas. Taylor não parou aqui, viu o trabalhador do seu teme como mesquinho, limitado, preguiçoso, vadio, culpado pelos desaparecidos da empresa e que deveria ser por isso, controlado através de racionalização e do tempo padrão. Portanto, Taylor ignorou a dimensão humana e socialdo trabalhador.
·         Henri Faya (1841 – 1925), o fundador da teoria clássica de administração nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequências da Revolução Industrial e mais tarde, da I Guerra Mundial (Peaucelle, 2000).
·         Enquanto Taylor e outros engenheirosamericanos desenvolviam a chamada administração científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França e espalhando-serapidamente pela Europa, a chamada teoria clássica da administração.
- A teoria clássica caracteriza-se pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente, a busca de eficiência das organizações.
Segundo a teoria de administração científica, essa eficiência era alcançada por meio de racionalização do trabalho do operário e no somatório de eficiência individual. Na teoria de administração de Fayol ao contrário, partia-se de todo organizacional e sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgão (como secções, departamento, etc.).
De acoro com Fayol, a administração é crucial para o sucesso dequalquer tipo de negócio (familiar, governamental, militar, etc). Mais ainda Fayol defende que a administração faz parte da vida de qualquer indivíduo e por essa razão deveria ser ensinada e não apenas no ensino superior mas também no ensino primário e pós-primário. Assi, Fayol criou uma teoria de administraçãopara ensinar as pessoas a se administrarem eficiente e efetivamente, descreve os 14 princípios gerais da administração:
1o : Divisão de trabalho –considera ser muito mais fácil realizar bem e rapidamente, uma só tarefa do que várias diferentes.
2 o: Autoridade – é o direito de ser obedecido por quem de direito.
3o : Disciplina –consiste no respeito que os empregados e empregadores de ter como contratos firmados.
4o: União de comando –não deve haver disparidades na transmissão de ordens.
5o:Unidades de direção – as diretrizes do trabalho não devem mudar frequentemente.
6 o: Subordinação dos interesses particulares ou gerais – na distribuição de tarefas e na elaboração de horários predominar sem o interesse geral.
7o: Remunerações – por causa da necessidade da valorização do especializado, o cálculo dosalário deve ter em conta a carestia de vida. Na ficção de salário deve ter em conta a situação económica de empresa, lucros.
8 o: Centralização –garante a unidade de acções. Embora possa existir uma certa liberdade de acção das chefias intermédias.
9 o:Hierarquia/cadeia escolar – é constituída pela série de chefes que vai do superior ao inferior do que possui maior autoridade ao de autoridade reduzida.
10o: Ordem –significa a necessidade de existir um lugar para cada coisa, lugaresse em bom estado de limpeza, arrumação, com a separação de coisas diferentes.
11o : Equidade –considerado que nada excita tanto os ânimos como as preferências que levam a injustiça, deve existir justiça.
12o : Estabilidade e educação (num cargo) do pessoal – a movimentação de um trabalhador, dum sector para outro devem ter uma causa muito importante.
13o : Espírito de iniciativa – quando as pessoas descrevem novos procedimentos de execução – maneira mais rápida de fazer algo deve-se permitir que problemasessesprocedimentos e que se leva cabo a modificação.
14o:União de pessoal/espírito de equipa –em qualquer ambiente de trabalho, a harmonia tem muita vantagem.
·         A teoria clássica, tal como a administração científica de Taylor foram considerados teoria da máquina, dado que existiram muito na divisão mecanicista do trabalho.

Teoria da burocracia –Max Weber

A outra teoria centrada na estrutura organizacionalé da autoria do sociólogo alemão Max Weber (1864-1920).
A Igreja Católica Romana é a organização militar. Três teorias de administração nomeadamente; a teoria da administração científica de Frederick Taylor, a teoria clássica da administração de Henri Fayol e a teoria de burocracia de Max Weber.
O entendimento das organizações como sistemas de produções abertas constituídas por cinco elementos-chave:
a)      O meio ambiente – em que o sistema está integrado;
b)     Estrada – é a força ou impulso de arranque ou partida do sistema que permite o funcionamento de organização.
c)      Processamento – é o fenómeno que produz mudança, quer dizer, é o mecanismo da conversão de entradas em saídas.
d)     Saídas ou produto ou resultado - é a consequência para a qual se reuniram elementos e relações do sistema.
e)      Retroação retroalimentação ou feedback –é a função do sistema que compra as saídas com o critério ou padrão previamente estabelecido.
Tipos de sistema
·         Sistemas fechados – não apresentam intercâmbio com o meio que os circunda na medida em que são herméticos a qualquer influência ambiental. Exemplos de sistemas fechados: sistemas físicos como as máquinas, relógio termo termostatos.
·         Sistemas abertos – apresentam um intercâmbio com o ambiente através de entradas e saídas. Estes sistemas trocam matéria e energia com o ambiente, alcançando um estado de equilíbrio. Exemplo de sistemas abertos: sistemas biológicos ou sociais como a célula, o Homem, a sociedade, etc.

Unidade II: Organização

Organização
Santos (2008) define organização conjunto de duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado e coordenado para alcançar um objectivo específico ou um conjunto de objectivos.
Bilhim (1996, citado por Santos, 2008), define organização como uma entidade social, conscientemente coordenada, gozando de fronteiras relativamente bem delineadas qual funciona numa base relativamente contínua e caracteriza essencialmente.

Unidade III: teoria e estilo de liderança

Classificação segundo a abordagem usada
a)      Líder autocrático – é também chamado de autoritário. Líder autocrático é condutor que define o que deve ser feito e como deve ser feito. Este acredita que a sua opinião é sempre a mais correta e que os seus subordinados são pouco merecedores de confiança. Valeriem e Dias (1933), também defendem que numa situação autocrata, gestor exige obediência, recusa qualquer discussão, determina o caminho a seguir e toma isoladamente as decisões.
b)      Líder democrático – procura compartilhar as suas decisões e actividades com os outros membros do grupo. Este acredita que não é dono da verdade e que todos possuem condições de agir com autonomia e responsabilidade,
c)      Líder de tipo Laisser-faire –é frouxo e permissivo e deixa os seguidores fazerem o que querem (Megginson et al 1998). Pode-se pensar nesta abordagem como a do gestor que exerce um controlo mínimo e deixa elementos do grupo muito libertados.


















Conclusão

Este trabalho é de resumo de três unidades do módulo de Introdução e Administração, que contém os princípios de administração, as teorias da administração, das relações humanas, dos sistemas contingencial, organização por fim estilo de liderança.Com a finalização do trabalho, torna-se necessário averiguar, apresentar e discutir alguns pontos relevantes que podem contribuir para a maior aproximação entre teoria e a prática desportiva. É só com uma boa leitura e compreensão que se pode compreender os conteúdos do presente trabalho.


















Bibliografia

Autores: LurdesRodrique de Silva e Rita Paulo de Sousa, Introduçaoa Administracao UP.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Demonstrações Financeiras

  1.       Demonstrações financeiras Demonstrações financeiras são relatórios contábeis que detalham a situação financeira geral de uma em...